Torta Itália

- Vegetariano
- Energía Kcal 564
- Carboidratos g 72.6
- dos quais açúcares g 56.3
- Proteína g 10.8
- Gorduras g 25.5
- das quais gorduras saturadas g 13.32
- Fibra g 2.7
- Colesterol mg 326
- Sódio mg 212
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 60 min
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
A torta Itália é o nosso modo de comemorar o 150º aniversário da Unificação da Itália.
A forma e as cores da torta Itália são as de uma doce bandeira. A torta Itália é um macio pão de ló recheado com um perfumado creme de confeiteiro de limão e coberto por um suave creme chantilly.
Para decorar a torta Itália, escolhemos frutas que lembram, precisamente, as cores da bandeira italiana: os kiwis representam o verde, o chantilly o branco e as framboesas o vermelho. Naturalmente, você pode escolher as frutas e os motivos que mais gostar. Também o recheio da torta Itália pode ser personalizado da maneira que preferir.
Feliz aniversário, Itália!
INGREDIENTES
- Energía Kcal 564
- Carboidratos g 72.6
- dos quais açúcares g 56.3
- Proteína g 10.8
- Gorduras g 25.5
- das quais gorduras saturadas g 13.32
- Fibra g 2.7
- Colesterol mg 326
- Sódio mg 212
- Ingredientes para o pão de ló
- Amido de milho (maizena) 75 g -
- Farinha tipo 00 75 g
- Sal fino 1 pitada
- Ovos 5 - médias
- Açúcar 150
- Fava de baunilha 1 -
- Para o creme de confeiteiro de limão
- Leite inteiro 350 ml
- Creme de leite fresco líquido 150 ml -
- Farinha tipo 00 40 g - (ou maisena)
- Açúcar 150 g
- Limões 1 - orgânico
- Gemas 6 -
- Para a cobertura
- Creme de leite fresco líquido 750 ml -
- Açúcar de confeiteiro com baunilha 100 g -
- Framboesas 32
- Kiwi 2
- Para a calda
- Açúcar 150 g
- Água 300 g
- Aroma de Alchermes quanto baste -
Preparo

Para preparar a torta Itália, comece pela preparação do pão de ló clássico. Com uma batedeira, um processador de alimentos ou uma batedeira planetária, bata bem os ovos com o açúcar, depois adicione a farinha e o amido de milho peneirados. Para ver os detalhes da preparação clique aqui. Unte e enfarinhe uma forma retangular de 20 por 25 cm e despeje a massa dentro dela 1; asse em forno pré-aquecido estático a 180 graus por 30-35 minutos. O pão de ló estará cozido quando se desprender das bordas e ao espetá-lo com um palito este sair completamente seco. Uma vez que o pão de ló estiver cozido, deixe esfriar e desenforme. Corte ao meio o pão de ló usando uma faca de lâmina longa (2-3).

Em uma panelinha, dissolva o açúcar na água para formar uma calda 4 e, quando começar a ferver, deixe cozinhar por 2-3 minutos, depois desligue o fogo e adicione o alchermes (ou o aroma de sua preferência) 5. Deixe a calda esfriar e depois umedeça as duas metades do bolo no lado cortado 6;

Prepare o creme de confeiteiro (para ver como fazer clique aqui), aromatizando o leite que você terá colocado para esquentar em uma panelinha junto com o creme de leite e a casca ralada do limão orgânico; quando o leite começar a ferver, filtre-o e continue normalmente com a preparação do creme de confeiteiro clássico. Deixe esfriar colocando na geladeira dentro de um recipiente e cobrindo com filme plástico que deve estar em contato com o próprio creme (isso para evitar que se forme a clássica película dura na superfície). Uma vez frio, espalhe sobre uma metade do bolo 7 reservando uma colher de sopa. Nivele bem 8 e cubra o creme com a outra metade do bolo. Com a colher de creme de confeiteiro de limão reservada, nivele bem as bordas laterais onde houver áreas sem creme 9.

Prepare o creme chantilly batendo o creme de leite com o açúcar de confeiteiro (clique aqui para ver como fazer) 10. Com uma faca de lâmina lisa, espalhe o creme chantilly por toda a superfície do bolo, incluindo as bordas 11, prestando atenção para espalhá-lo de maneira uniforme no topo 12.

Então, coloque dentro de um saco de confeitar com bico estrela o creme chantilly restante e comece a decorar o bolo, praticando injeções verticais nas laterais 13; complete com pequenas porções de creme chantilly em cima das injeções, ao longo de todo o perímetro do bolo. Passe então para a decoração com frutas, limpe e descasque os kiwis e corte-os em fatias com espessura de cerca de 2-3 milímetros 15.

Lave as framboesas e seque-as muito delicadamente, depois coloque-as no topo do bolo, dispondo em 4 filas de 8. Coloque as framboesas uma a uma de forma muito regular 16. Uma vez obtida a faixa vermelha, decore com pequenos montes de chantilly para formar a parte branca central da bandeira. Complete dispondo as fatias de kiwi 17. Pronto: a sua torta Itália está pronta para ser apreciada não apenas com o paladar, mas também com os olhos! Coloque o bolo na geladeira por pelo menos uma hora antes de saboreá-lo e...
Feliz aniversário, Itália!